ONU divulga imagens de cidade atacada por exército da Síria


A ONU publicou neste domingo (15) um vídeo mostrando o estrago deixado pelo exército sírio na cidade de Treimsa, durante o ataque da última quinta. As imagens foram disponibilizadas na internet pela Missão de Supervisão das Nações Unidas na Síria (veja o vídeo).
Frame do vídeo publicado pela ONU (Foto: AFP / HO / UNSMIS)Frame do vídeo publicado pela ONU (Foto: AFP / HO / UNSMIS)
A oposição afirma que até 220 pessoas, em sua maioria civis, morreram no ataque e na ocupação da cidade. Os observadores da ONU que visitaram o local no sábado afirmaram, em um relatório não conclusivo, que o ataque teve como alvos rebeldes e ativistas.
O porta-voz do ministério de Relações Exteriores da Síria, Jihad Makdissi, disse que não houve uma "matança", mas um combate entre o exército regular e "grupos armados".
As imagens feitas pelos observadores das Nações Unidas confirmam o uso de armas pesadas. O vídeo mostra prédios destruídos, manchas de sangue em colchões, bombas que não explodiram e mulheres chorando pelas mortes de parentes.
Kofi Annan, enviado especial das Nações Unidas à Síria, enviou uma nota ao Conselho de Segurança da ONU, denunciando o uso em Treimsa "de artilharia, de tanques e de helicópteros". Ele considerou que se tratava de mais uma violação do plano de paz oficialmente aceito por Damasco, mas jamais aplicado.
O ataque a Treimsa aumentou a pressão internacional contra o presidente Bashar al-Assad. A revolta contra o regime, iniciada em março de 2011, já matou pelo menos 17 mil pessoas no país. A situação já é de guerra civil, conforme reconheceu a Cruz Vermelha neste sábado.
Fonte: G1 mundo
←  Anterior Proxima  → Inicio

Seguidores

Total de visualizações