26 de outubro de 2012

O Nordeste apagou ger




7c2bef4a4b6ce9cfb39185f1131477e4.jpg
Foto: Amanda Benevides/cortesia

Neste segundo semestre de 2012 pelo menos três grandes apagões foram registrados no País, dois deles no Nordeste. No dia 22 de setembro, cidades de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Sergipe foram afetadas pela falta de energia que, diferentemente desta sexta-feira, só durou cerca de 23 minutos. 

Naquela ocasião, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o motivo foi um problema nas interligações Sudeste-Norte e Sudeste-Nordeste. 1,5 milhão de pessoas foram afetadas no Pernambuco, 1 milhão no Maranhão e 250 mil no Ceará.

No dia 4 de outubro, outro apagão voltou a escurecer o País. Desta vez por causa de um problema no transformador de uma subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu (PR). O problema causou perda de carga na usina de Itaipu e a falta de energia afetou parte das regiões Sul e Sudeste, além do Centro-Oeste e os Estados de Rondônia e Acre.

Sobre este, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, negou que faltassem investimentos ou que houvesse um problema estrutural no sistema de transmissão de energia no País. Segundo ele, a falta de luz em várias regiões do Brasil "foi um problema isolado"
Do NE10

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial