24 de maio de 2013

Boa notícia! Casinhas acaba de ser contemplada pelos governos estadual e federal com a ambulância do Samu

Foto: Blog do Governo do Estado
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (24), no Centro de Convenções, em Olinda, o município de Casinhas foi contemplado com a ambulância para implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade contou com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual da Saúde, Antônio Figueira, e o senador Humberto Costa, além de representantes das 47 cidades que também receberão o atendimento móvel, a exemplo de Surubim e Orobó.

As novas ambulâncias entregues na manhã de hoje já asseguram a cobertura de 100% do Samu a 72 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), Zonas da Mata Sul e Norte, além do Agreste Setentrional. "Até o final deste ano, teremos o serviço do Samu 192 em todo o território pernambucano", afirmou o governador. 

Clique e leia também:

Dos 47 veículos de resgate entregues nesta sexta, 43 serão destinados ao suporte básico e quatro ao avançado. Na ambulância básica, o paciente conta com um técnico de Enfermagem e um condutor a cada plantão. Já as de suporte avançado - equipadas com UTI e cinco Motolâncias (utilizadas em locais de trânsito intenso) - oferecem uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, além do condutor. Os governos federal e do Estado investiram cerca de R$ 6,1 milhões na compra das novas ambulâncias.

"Não estamos entregando ambulâncias, mas um serviço de saúde à população", afirmou o ministro Padilha, lembrando que esse é mais um esforço para a interiorização da assistência. Ele ainda disse que, após três meses de funcionamento, o Ministério da Saúde avalia os municípios e, caso esteja tudo dentro do planejado, dobra-se a verba federal repassada para o custeio.

"O Samu é um dos programas mais bem avaliados pela população. Esse modelo é capaz de garantir um atendimento resolutivo, e não apenas uma ambulância quem vem pegar o paciente. Os municípios terão um serviço para se orgulhar na urgência e emergência pré-hospitar", afirmou o senador Humberto Costa, um dos idealizados do projeto do Samu, quando foi ministro da Saúde, ainda no primeiro Governo Lula.

Com informações do Blog do Governo do Estado de PE
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial