Interessante: Confira o edital divulgado pela prefeitura de Casinhas.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2013

A Prefeita do  Município de Casinhas, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais em consonância com  o  art. 37 inciso IX da Constituição Federal e Pela Lei Municipal N° 078/2001  torna público, para  conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para a realização de Processo Seletivo Simplificado, com vistas ao provimento de funções públicas destinado a selecionar candidatos para contratação temporária conforme Anexo I  deste Edital a  fim de atender  as  necessidades temporárias de excepcional interesse público e suprir as carências existentes nas diversas Unidades de Trabalho da Administração Pública desta municipalidade.

1 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:
1.1 - A seleção pública simplificada  pelas normas do presente Edital será coordenada  sob a responsabilidade da  Comissão Organizadora constituída por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.
1.2 - A  contratação temporária  advinda deste Edital terá duração de 1 (um)  ano, podendo ser prorrogado por  igual período.
1.3 A divulgação deste Edital e demais atos referentes ao Processo Seletivo dar-se-ão nos quadros de avisos da Prefeitura, Secretarias Municipais, Câmara de  Vereadores e o blog http://prefeituradecasinhas.blogspot.com.br.
1.4 - Será de responsabilidade única e exclusiva  do candidato o acompanhamento das datas, locais e horários para a realização de todos os atos do presente processo seletivo inclusive  suas alterações.
1.5 - A quantidade de vagas, requisitos, cargos, carga horária, vencimento básico para provimento dos cargos ora ofertados, encontram-se no Anexo I deste Edital. Anexo II, conteúdo programático.
1.6 - O Processo Seletivo Simplificado consistirá de uma prova escrita.
1.7- A participação na seleção pública é livre para quem atender plenamente aos requisitos exigidos para o exercício da função na forma estabelecida deste Edital.


2 – DAS INSCRIÇÕES
2.1 – As inscrições serão efetuadas pela comissão organizadora do Processo Seletivo, designada pelo Poder Executivo e será realizada  no  período de 20 e 21  de junho de 2013 das 8:00 às 14:00 horas no Fundo Previdenciário do Município de Casinhas FUNPRECA, localizado  à Rua  Severino Augusto de Miranda, s/n, Centro, Casinhas/PE.
2.1.1 – A inscrição do candidato implicará no conhecimento prévio  e aceitação tácita das normas e  condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento .
2.1.2 – Para inscrever-se no Processo Seletivo Simplificado o candidato deverá comparecer pessoalmente no endereço,  horários e prazos indicados no item 2.1 deste Edital.
2.1.3 – Os candidatos estarão isentos da taxa de inscrição.
2.1.4 No ato da inscrição, o candidato deverá conduzir obrigatoriamente, os documentos originais e cópia  relacionados a seguir:
a) documento de Identidade - RG
b) Cadastro de Pessoa Física - CPF;
c) Título de Eleitor;
d) Comprovante de residência atualizado;
e) telefones para contato e endereço eletrônico;
f) Comprovante de escolaridade exigida para o cargo, experiências profissionais e demais titulações que possua;
g) número do PIS/PASEP;
h) Carteira Nacional de Habilitação, categoria “D” dentro da validade.


3. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO
3.1.- São requisitos básicos para a contratação:
3.1.1- ter sido classificado nesta Seleção Pública Simplificada, dentro do número de vagas oferecidas;
3.1.2- ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), comprovado através da apresentação do original e cópia da Cédula de Identidade ou documento equivalente;
3.1.3- ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da Contratação;
3.1.4- possuir escolaridade exigida para o Cargo pretendido – comprovada através da apresentação do Diploma ou Certificado de conclusão do curso   original e cópia do respectivo documento;
3.1.5- estar regularmente registrado no Conselho Regional da classe correspondente a  sua atuação profissional, quando for exigido por lei;
3.1.6- ser absolutamente capaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil;
 3.1.7- estar apto física e mentalmente para o exercício do Cargo, fato apurado mediante exames de saúde  a serem realizados por profissional competente.

                       
4 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
4.1- A  pessoa com deficiência é assegurado o direito de inscrição neste Processo Seletivo, desde que a deficiência de que é portador seja compatível com as atribuições da função a ser preenchida e seja declarada no ato da inscrição.
4.2- Será assegurado o percentual de 3% (três por cento) das vagas aos candidatos com deficiência, desde que para o referido cargo esteja sendo ofertada mais de uma vaga.
4.3- Os candidatos com deficiência, aprovados no presente Processo Seletivo, submeter-se-ão, quando convocados, à avaliação da Junta Médico-Pericial do Município, que terá a decisão relevante sobre a qualificação do candidato como deficiente ou não e o grau de deficiência, capacitando-o  ou não para o exercício da  função.
 4.4- Os candidatos com deficiência participarão do Processo Seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere aos critérios seletivos, aos horários e locais das etapas do processo estipulado aos demais candidatos.
4.5- No ato da inscrição, o candidato com deficiência deverá fazer a opção pelas vagas reservadas aos portadores de deficiência.
4.6- O candidato com deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso visando posteriormente modificá-la.
4.7- Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas a pessoas com deficiência, estas serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.
5 -  DO PROCESSO SELETIVO
5.1- O Processo Seletivo constará de Prova Objetiva de Múltipla Escolha conforme descriminação abaixo:
5.1.1-. Prova Objetiva de Múltipla Escolha: para os empregos de alfabetizado, fundamental de caráter eliminatório e classificatório, constando de 20 (vinte) questões com 05 (cinco) opções de resposta, no valor de 0,5  (zero vírgula cinco) pontos por resposta correta, com duração máxima de 03 (três) horas, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) dos pontos.
5.1.2. -Prova Objetiva de Múltipla Escolha: para os empregos de nível médio e superior, de caráter eliminatório e classificatório, constando de 25 (vinte e cinco) questões com 05 (cinco) opções de resposta, no valor de 0,4 (zero vírgula quatro) pontos por resposta correta, com duração máxima de 03 (três) horas, sendo considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) dos pontos.
5.1.3.- O conteúdo programático de todas as provas constituem o Anexo II deste Edital.


6. DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1. - . As provas deste Processo Seletivo Público serão aplicadas na cidade de Casinhas no  dia 30 de junho de 2013 no  horário de 9:00 às 12:00 horas na Escola Municipal  São  Luiz, s/n, Centro, Casinhas –PE;
6.1.1- Em hipótese alguma o candidato poderá fazer prova fora da data e horário estabelecido por este Edital
6.1.2-. O candidato deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto, para identificação e assinatura da Lista de Presença. O candidato deverá comparecer munido de lápis, borracha, caneta esferográfica azul ou preta.
6.1.3. O documento deverá estar em perfeitas condições, a fim de permitir, com clareza, a identificação do candidato e deverá conter, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento.
6.1.4. Não serão aceitos documentos de identidade com prazos de validade vencidos, ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
6.1.5. O candidato impossibilitado de apresentar, no dia da prova, documento oficial de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que contenha fotografia e assinatura.
6.1.6. O candidato deverá apor sua assinatura na Lista de Presença de acordo com aquela constante no seu documento de identidade.
6.1.7. O candidato, após ter assinado a lista de Presença, não poderá ausentar-se do local de realização da sua prova, sem acompanhamento do Fiscal de Prova.
6.1.8 Será considerado faltoso o candidato que deixar de assinar a Lista de Presença ou não devolver a Folha de Respostas.
6.1.9. Em caso de perda do Cartão de Inscrição, o candidato deverá procurar a comissão organizadora do Processo Seletivo na escola e no dia onde a prova será realizada.
6.1.10. Os portões serão fechados no horário estabelecido para início das provas. O candidato que chegar após o fechamento dos portões, terá vedada sua entrada no estabelecimento e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.
6.1.11. Será excluído do Processo Seletivo o candidato que:
a) apresentar-se após o horário estabelecido para realização da prova;
b) não apresentar o documento de identidade ou equivalente com foto; (em caso de perda ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar o Boletim de Ocorrência Policial);
c) ausentar-se do recinto da prova sem permissão ou praticar ato de incorreção ou descortesia com qualquer examinador, executor e seus auxiliares incumbidos da realização das provas;
g) ao terminar a prova, não entregar ao Fiscal de Prova, obrigatoriamente a Folha de Respostas;
h) ausentar-se do local de prova, sem o acompanhamento do Fiscal de Prova;
j) usar telefone celular nas dependências dos locais de prova;
k) portar arma (s) no local de realização das provas, ainda que de posse de documento oficial de licença para o respectivo porte;
l) perturbar, de qualquer modo a ordem dos trabalhos;
m) permanecer no local após a conclusão e entrega da folha de resposta
 6.1.12 - Durante as provas é proibido qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, a utilização de livros,
6.1.13 -  Os objetos de uso pessoal (bonés, etc) serão colocados em local indicado pelo Fiscal de Prova e retirados somente após a entrega da Folha de Respostas.
6.1.14 - As instruções constantes no Caderno de Prova e na Folha de Respostas complementam este Edital e deverão ser rigorosamente observadas e seguidas pelo candidato.
6.1.16 - espaço correspondente à alternativa escolhida. A Folha de Respostas será o único documento válido para efeito de correção da prova.
6.1.17 - O candidato não poderá levar consigo o caderno de questões.
6.1.18 – O cartão-resposta com mais de uma alternativa assinalada para a mesma questão será nula.


7.  DO PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE
7.1- A classificação final será feita pela soma dos pontos obtidos na Prova Objetiva de Múltipla Escolha.
7.1.1. Apurado o total de pontos, na hipótese de empate, será dada preferência para efeito de classificação, sucessivamente:
7.1.2 – Ao candidato que obtiver maior número de pontos na prova específica
7.1.3. ao candidato que obtiver  o maior número de pontos na prova de “Português” quando se tratar de candidatos de nível elementar ou médio.


8 - DOS RECURSOS
8.1. Caberá recurso, desde que devidamente fundamentado e identificado: devendo ser interposto no prazo de 02 (dois) dias úteis, iniciado no 1º dia útil subsequente ao dia da publicação dos classificados.
8.1.1.. Deverá ser feito um recurso para cada questão de prova impugnada, ou seja, cada
questão deverá ser apresentada em folha separada, com a indicação daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações de artigos, de legislação, itens, páginas de livros, nomes dos autores etc., e ainda, a exposição de motivos e argumentos com fundamentações circunstanciadas.
8.1..2. Para interposição de recurso, os Cadernos de Provas estarão disponíveis para consulta no endereço indicado no item 2.1 deste edital.
8.1.3. Se, do exame do recurso resultar anulação de questão, seja por recurso administrativo ou por decisão judicial resultará em benefício de todos os candidatos, ainda que não tenham recorrido ou ingressado em juízo.
8.1.4. O requerimento deverá ser digitado ou preenchido com letra de forma legível, contendo o nome do Processo Seletivo, o nome do candidato.


9 - DA CONVOCAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO
9.1. A convocação respeitará a ordem de classificação e o número de vagas existentes, durante o período de validade deste Processo Seletivo Público.
9.2-  A  aprovação no Processo Seletivo Simplificado não gera o direito de ingresso automático de função, mas, sim, a necessidade de excepcional interesse público, por tempo determinado durante o período de sua validade, ordem de classificação final dos candidatos.
9.3. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar  todos os comunicados, convocações e o resultado final da seleção através do quadro de avisos da prefeitura e câmara municipal e secretarias municipais, além do blog: http://prefeituradecasinhas.blogspot.com.br.
9.4. A aprovação do candidato na presente seleção gera apenas expectativa de direito, cabendo ao Poder Público Municipal decidir sobre a sua contratação, respeitados o número de vagas e a ordem de classificação;
9.5. O candidato será classificado exclusivamente no cargo para o qual concorreu.
9.6. A Administração Pública Municipal não assumirá despesas com deslocamento, hospedagem dos candidatos durante a seleção, ou por mudança de residência após a sua contratação;
9.7. Os candidatos classificados, nos termos desta seleção, serão convocados através de correspondência com Aviso de Recebimento – AR, para assinatura do instrumento contratual no prazo de 3 (três) dias úteis a contar da data do recebimento. O não comparecimento no prazo estabelecido importará em expressa desistência de participação e será imediatamente convocado outro candidato.
9.8. O contrato terá vigência de 1 (um) ano podendo ser prorrogado por igual período,  por interesse das partes, nos termos da legislação pertinente.
9.9 Poderá o Poder Público Municipal rescindir o contrato antes de seu termo final, quando conveniente ao interesse público, por infração disciplinar do contratado ou desde que cessadas as razões que ensejaram a contratação.
9.10. A rescisão do contrato, por iniciativa do contratado ou contratante deverá ser comunicada, por escrito  com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias, para que o serviço não venha a ser prejudicado na sua regular prestação
10 - DO REGIME DE CONTRATAÇÃO
10.1 - Os candidatos classificados no Processo Seletivo serão admitidos sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.


11 – DO RESULTADO
11.1 - O gabarito oficial da prova estará disponível no Quadro de Avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal bem como secretarias municipais e blog http://prefeituradecasinhas.blogspot.com.br, em até 24 horas após da realização da mesma;
11.2 – A relação dos candidatos aprovados será publicada no Quadro de Avisos da Prefeitura e da Câmara Municipal, bem como secretarias municipais e blog http://prefeituradecasinhas.blogspot.com.br, no dia 03 de julho de 2013.

Gabinete da Prefeita do Municipio de Casinhas-PE, em 17 de junho de 2013.




Maria Rosineide Araújo Barbosa
Prefeita


ANEXO I

CARGO
VAGAS
**NPD
VAGAS
** PD
CARGA
HORÁRIA
VENCIMENTOS
REQUISITOS
Auxiliar de Serviços Gerais
45
01
40
678,00
Sem exigência de nível de escolaridade
Motorista
18
01
40
684,00
Ensino Fundamental completo e
Carteira Nacional de Habilitação “ D”
Vigia
25
01
40
678,00
Sem exigência de nível de escolaridade 
  Gari
05
00
40
678,00
Sem exigência de nível de escolaridade
Professor Anos Iniciais  e
Educação Infantil
55
01

1.088,25
Ensino Médio completo com habilitação para o Magistério ou curso superior completo em Pedagogia
Atendente de Consultório Dentário
05
00
40
678,00
Curso Médio Completo / Curso de ACD.
Monitor de Informática
15
01
40
678,00

Ensino Médio Completo e curso básico de Informática.
Recepcionista
09
01
40
678,00
Curso Médio Completo
Técnico de Enfermagem Plantonista
02
00
24:00 h  p/ 72:00 hrs
678,00
Ensino Médio Técnico Profissionalizante de Enfermagem reconhecida pelo MEC e registro no Órgão de classe
Técnico de Enfermagem PSF
07
01
40
678,00
Ensino Médio Técnico Profissionalizante de Enfermagem reconhecida pelo MEC e registro no Órgão de classe
Técnico de Enfermagem Diarista
01
00
40
678,00
Ensino Médio Técnico Profissionalizante de Enfermagem reconhecida pelo MEC e registro no Órgão de classe
Professor Anos Finais Matemática
04
01
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em Matemática em Ciência com habilitação em Matemática
Professor Anos Finais Português
05
01
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português
Professor Anos Finais Inglês
02
01
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês
Professor Anos Finais Educação Física
04
00
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em Educação Física
Professor Anos Finais Geografia
01
00
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em Geografia, Ciências Sociais e Estudos Sociais.
Professor Anos Finais História
02
00
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em História, Ciências Sociais e Estudos Sociais
Professor Anos Finais Ciências
02
00
200 h aula
1.451,00
Curso Superior em licenciatura Plena em  Ciências ou Biologia
Observação: * NPD – VAGAS PARA NÃO PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
                      **   PD – VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA


Anexo II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGOS DE NÍVEL ALFABETIZADO

ASG – VIGIA - GARI

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS
Todos os Cargos de Nível Alfabetizado terão a prova objetiva de Conhecimentos Gerais, a partir do seguinte programa:

LÍNGUA PORTUGUESA
Demonstrar Domínio da língua escrita, Leitura e Interpretação de Textos Interpretação de texto; Alfabeto – Vogais e Consoantes; Maiúsculas e Minúsculas; Separação de sílabas; Ditongos, tritongos, Hiato, Dígrafo, Aumentativo e Diminutivo; Masculino e Feminino (artigos); Sinônimo e Antônimo; Plural e Singular; encontros vocálicos; encontros consonantais; dígrafos; sílabas; tonicidade das sílabas. Noções de tempos verbais: presente, passado e futuro. Noções de pronomes pessoais e possessivos. Reconhecimento de frases corretas e incorretas.

MATEMÁTICA
Números pares e ímpares. Ordem crescente e decrescente. Noções de operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Noções de sistemas de medidas: tempo, comprimento e quantidade. Resolução de situações-problema.

ESPECÍFICOS DO CARGO de Auxiliar de Serviços Gerais
Noções básicas de conservação e manutenção. Noções básicas de higiene e limpeza. Cuidados elementares com o patrimônio. Utilização de materiais e equipamentos de limpeza. Guarda e armazenagem de materiais e utensílios. Habilidades manuais no desempenho das tarefas: sequência correta das operações; uso correto de ferramentas, utensílios e equipamentos; manutenção e conservação de ferramentas, utensílios e equipamentos; dosagem dos produtos para limpeza; Noções básicas de segurança e higiene do trabalho. Relacionamento humano no trabalho. Importância da disciplina no trabalho. Noções básicas de Qualidade e Produtividade. Conhecimentos básicos inerentes às atividades do cargo.

CARGO DE NÍVEL FUNDAMENTAL
MOTORISTA
PORTUGUÊS: Interpretação de texto; Encontro Vocálico; Encontro Consonantal; Dígrafo; Sílaba Tônica; Números de sílabas; Acentuação Gráfica; Sinais de pontuação; Tipos de frase; Numeral; Substantivos; Adjetivos; Pronomes e Verbos.

MATEMÁTICA: Números Naturais; Sistema de numeração decimal; Operações fundamentadas com números naturais; Números Racionais; Porcentagem; Geometria e Problemas.

CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O Descobrimento do Brasil; A Independência do Brasil; A Proclamação da República; As Regiões Brasileiras; Como se formou o povo brasileiro; A História de Pernambuco; O clima, relevo, a vegetação, e as águas de Pernambuco; A História do Município de Casinhas: a localização, o relevo, as águas, o clima, a vegetação, os recursos naturais, as atividades econômicas, a indústria, o comércio, o governo, os serviços públicos e a origem do município.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Código de Trânsito; Leis de Trânsito; Normativas – Siglas.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO / TÉCNICO
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
PORTUGUÊS: Ortografia; Estrutura e Formação das Palavras; Classes Gramaticais: Substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição. Acentuação Gráfica; Significado das palavras; Análise Sintática: Termos da oração, Sujeito e Predicado, Classificação dos verbos, Termos relacionados a verbo ou a nome: Agente da Voz Passiva, Adjunto Adverbial, Adjunto Adnominal e Complemento nominal. Predicado da Oração, Período Composto, Pontuação, Concordância Nominal, Concordância Verbal. Regência nominal e verbal; Crase; Colocação Pronominal; Literatura Brasileira.

MATEMÁTICA: Sistema de Numeração Decimal; Operações com Números Naturais; Potenciação.

CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O Descobrimento do Brasil; A Independência do Brasil; A Proclamação da República; As Regiões Brasileiras; Como se formou o povo brasileiro; A História de Pernambuco; O clima, relevo, a vegetação, e as águas de Pernambuco; A História do Município de Casinhas: a localização, o relevo, as águas, o clima, a vegetação, os recursos naturais, as atividades econômicas, a indústria, o comércio, o governo, os serviços públicos e a origem do município.

DIDÁTICA E METODOLOGIA: Ciclo didático – O Planejamento Luckesi – O Projeto Político Pedagógico- O Currículo – O Processo de Avaliação da Aprendizagem Luckesi Escolar – Os Métodos de Ensino (individuais e coletivos) – Tendências Pedagógicas (liberais e progressistas) – O Construtivismo como forma de abordagem de ensino: definição, características, principais defensores dessa visão de processo de ensino – aprendizagem.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL: A atual LDB, Lei 9394/96 (níveis e modalidades de ensino, níveis de administração da Educação No Brasil, Currículo e Avaliação da Educação escolar no Brasil e Recursos Humanos para a Educação Brasileira).

AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO
PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de texto. Ortografia: divisão silábica, pontuação, hífen, sinônimo, acentuação gráfica, crase. Morfologia: classes de palavras. Classes gramáticas (substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposições, conjunção e interjeição). Sintaxe de concordância nominal, numeral, verbo. Sintaxe de concordância verbal. Fonética, semântica, analise sintática, figuras de sintaxe. Emprego dos “porquês”. Homônimos e parônimos.

MATEMÁTICA: Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Operações com frações. Frações. Expressões algébricas – Fatoração. Regra de três. Raiz quadrada. Juro simples. Razão e proporção. Produtos notáveis. Teoria dos conjuntos e unidades. Sistema métrico decimal. Potenciação e radiciação. Porcentagem. Geometria. Grandezas proporcionais. Equações e sistema de equações. Problemas.

CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O Descobrimento do Brasil; A Independência do Brasil; A Proclamação da República; As Regiões Brasileiras; Como se formou o povo brasileiro; A História de Pernambuco; O clima, relevo, a vegetação, e as águas de Pernambuco; A História do Município de Casinhas: a localização, o relevo, as águas, o clima, a vegetação, os recursos naturais, as atividades econômicas, a indústria, o comércio, o governo, os serviços públicos e a origem do município.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Funções da atendente do consultório dentário; Biossegurança e controle da infecção; Esterilização do instrumental; instrumentação; Comunicação e expressão no contexto técnico; Relações interpessoais; Noções de materiais dentários; Agendamento e controle da clientela atendida; Boas maneiras. Lei Orgânica do Município. Noções de informática. Lei Federal 8.080/90. Lei Federal 8.142/90. Conhecimentos inerentes ao Programa ESF – Estratégia de Saúde da Família. Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

MONITOR DE INFORMATICA
PORTUGUÊS: Gramática: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos, classificação das silabas, sinais e pontuação, sílaba Tonica, divisão silábica, frases, numeral e verbo, proposição, crase, sujeito e predicado, ortografia: grafia correta das palavras.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Dispositivo de armazenamento de dados gerenciamento de memória, antivírus, operação de computadores, componentes de microcomputadores, scanners, redes locais.

CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O Descobrimento do Brasil; A Independência do Brasil; A Proclamação da República; As Regiões Brasileiras; Como se formou o povo brasileiro; A História de Pernambuco; O clima, relevo, a vegetação, e as águas de Pernambuco; A História do Município de Casinhas: a localização, o relevo, as águas, o clima, a vegetação, os recursos naturais, as atividades econômicas, a indústria, o comércio, o governo, os serviços públicos e a origem do município.
RECEPCIONISTA
PORTUGUÊS - Leitura e Interpretação de texto. Fonética: Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Morfossintaxe: Estrutura e formação de palavras; classes de palavras; flexões de palavras; frase; oração; período simples e período composto; coordenação e subordinação; regência nominal e verbal; concordância e regência verbal; emprego dos sinais de Pontuação. Semântica: Sinônimos, antônimos, homônimos e parônimos. Figura de linguagem. Emprego do acento indicativo de crase.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO – Raciocínio lógico. Estruturas lógicas. Lógica de
argumentação. Diagramas lógicos. Resolução de situações-problema. Reconhecimento de sequências e padrões. Avaliação de argumentos por diagramas de conjuntos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – Relações humanas no trabalho. Atendimento ao público. Princípios fundamentais para o bom atendimento. Conservação do mobiliário e material de trabalho. Postura profissional e apresentação pessoal. Conhecimentos básicos da área de atuação como recepcionista.

INFORMÁTICA - Uso do Office e suas diversas funcionalidades, internet, uso do correio eletrônico, conhecimento das diversas funcionalidades do Windows XP.

CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O Descobrimento do Brasil; A Independência do Brasil; A Proclamação da República; As Regiões Brasileiras; Como se formou o povo brasileiro; A História de Pernambuco; O clima, relevo, a vegetação, e as águas de Pernambuco; A História do Município de Casinhas: a localização, o relevo, as águas, o clima, a vegetação, os recursos naturais, as atividades econômicas, a indústria, o comércio, o governo, os serviços públicos e a origem do município.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
CONHECIMENTOS GERAIS: Os primeiros habitantes do Brasil; O Descobrimento do Brasil; A Independência do Brasil; A Proclamação da República; As Regiões Brasileiras; Como se formou o povo brasileiro; A História de Pernambuco; O clima, relevo, a vegetação, e as águas de Pernambuco; A História do Município de Casinhas: a localização, o relevo, as águas, o clima, a vegetação, os recursos naturais, as atividades econômicas, a indústria, o comércio, o governo, os serviços públicos e a origem do município.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Biologia e Programa de Saúde; Higiene e Profilaxia; Microbiologia e Parasitologia; Nutrição e Dietética; Introdução a Enfermagem; Métodos de Coleta de Material; Técnicas de Esterilização; Conservação de Materiais; Noções Gerais de Saúde Pública; Vacinação; Doenças Sexualmente Transmissíveis.

PORTUGUÊS: Ortografia: Emprego de letras; Substantivo; Artigo; Adjetivo; Número e Numeral; Pronomes; Verbos; Advérbios; Preposição; Conjunção; Interjeição; Sujeito e Predicado; Acentuação; Pontuação; Crase.

MATEMÁTICA: Sistema de Numeração Decimal; Operações com Números Naturais; Potenciação  - Radiciação  -  Fatoração; Razões e Proporções: * Conceitos, Propriedades e Aplicações, * Proporcionalidade; Regra de Três: Simples e Composta; Porcentagens e Juros Simples; Equação de 1º Grau - Equação de 2º Grau.


CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
LÍNGUA PORTUGUESA / INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Língua Escrita: Vocabulário; Ortografia; Pontuação; Sílabas; Acentuação gráfica; Classes gramaticais; Interpretação de textos; Concordância.

CONHECIMENTOS GERAIS / ATUALIDADES
Conhecimentos atuais do Brasil, História e Geografia do Brasil e de Pernambuco; História do Município de Casinhas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE PORTUGUÊS
1. Compreensão e interpretação de textos, conhecimento vocabular. 2. Variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua. 3. Ortografia, Significação das palavras – antônimos, sinônimos, homônimos e parônimos. 4. Formação e estrutura das palavras – uso de prefixos e sufixos. 5. Classes de palavras - flexões e emprego de: substantivos, adjetivos, pronomes e verbos. 6. Regência nominal e verbal. Crase. 7. Concordância nominal e verbal. 8. Processos de coordenação e subordinação (valores semânticos atribuídos pelas conjunções). 9. Estrutura do período e da oração: aspectos sintáticos e semânticos. 10. Pontuação. 11. Acentuação gráfica (de acordo com o novo acordo ortográfico).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA
1. Operações fundamentais com números naturais, inteiros e racionais. 2. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples e composta. 3. Cálculo algébrico: produtos notáveis, fatoração. 4. Equações do 1º grau, do 2º grau, logarítmicas e exponenciais. Inequações do 1º grau, do 2º grau. Sistema de equações e inequações do 1º e do 2º grau. 5. Funções: polinomial do 1º grau, quadrática, exponencial e logarítmica. 6. Sequências: progressões aritméticas e progressões geométricas. 7. Trigonometria: razões trigonométricas no triângulo retângulo, lei dos senos, lei dos cossenos, identidades trigonométricas. 8. Matrizes: operações, determinante de ordem n. 9. Resolução de sistemas de equações lineares. 8. Análise Combinatória: princípio fundamental da contagem, arranjos, permutações e combinações. 10. Probabilidade. 11. Geometria plana: semelhança de polígonos, relações métricas no triângulo retângulo, circunferência (área e comprimento), área e perímetro de figuras planas. 12. Geometria Espacial: área e volume de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. 13. Geometria Analítica: ponto, reta, equação da circunferência, elipse, hipérbole e parábola. 14. Noções de Matemática Financeira: porcentagem, juros simples e compostos. 15. Noções de estatística: população, amostra e medidas de tendência central; análise e interpretação de gráficos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1. Concepção de área – Cultura Corporal. 2. Objetivos da área. 3. História da Educação Física no Brasil – tendências pedagógicas. 4. Organização didático-pedagógica do conhecimento. 5. Avaliação em Educação Física – concepção e critérios. 6. Conteúdos – Eixos de Trabalho. 7. Jogos: Jogos de Interpretação; Jogos Tradicionais; Jogos Cooperativos; Jogos Pré-desportivos. 8. Esporte: Atletismo; Futebol; Futsal; Voleibol; Basquetebol; Handebol. 9. Ginástica: Ginástica Geral; Ginástica Olímpica ou Artística; Ginástica Rítmica Desportiva. 10. Recreação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS
1. Biologia Molecular: compostos químicos celulares: água, sais minerais, carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucléicos e vitaminas. 2. Vírus e Bactérias. 3. Célula eucariótica animal e vegetal: estrutura e funcionamento: Membrana plasmática, Citoplasma e organelas e núcleo. 4. Divisão Celular: Mitose e Meiose. 5. Reprodução Humana. 6. Métodos Contraceptivos e DSTs. 7. Conceitos Fundamentais da ecologia: espécie, população, comunidade, ecossistema, habitat, nicho ecológico, biomas, biosfera. 8. Teia e Cadeia Alimentar. 9. Relações Ecológicas. 10. Evolução Biológica. 10.Estrutura e funcionamento do corpo humano: os sistemas e órgãos. 11. Biodiversidade: Reino Protista: algas e protozoários. 12. Reino Fungi, 13. Reino Animalia, 14. .Reino Vegetal. 15. Histologia Vegetal. 16. Organologia Vegetal – Os Órgãos Vegetais. 17. Fotossíntese. 18. O Crescimento e os Movimentos Vegetais. 19. Histologia Humana: Tecidos Epiteliais,
Tecidos Conjuntivos; Tecidos Muscular e Tecido Nervoso. 20. Substâncias químicas e suas propriedades. 21. Luz e cor. 22. Ondas mecânicas e Eletromagnéticas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE HISTÓRIA
1. As origens da Humanidade. 2. A Idade Média. 3. A Idade Moderna. 4. História do Brasil. 5 Historia de Pernambuco. 6. História de Casinhas. 7. As crises que abalaram o mundo. 8. História das Representações e das Relações de Poder. 8.1. Nações, povos, lutas, guerras e revoluções. 8.1.1. Processo de constituição do território, da nação e do Estado brasileiro, confrontos, lutas, guerras e revoluções: a) Administração política colonial, lutas pela independência política, processo político de independência do Brasil, guerras provinciais; o Estado Monárquico; as lutas políticas na implantação da República, Revolução de 1930; o Estado Brasileiro e o populismo; governos autoritários – o Estado Novo e o regime militar pós-64; o Estado Brasileiro pós-regime militar. b) Confrontos entre europeus e populações indígenas no território brasileiro, revoltas e resistências de escravos, revoltas sociais coloniais, lutas pelo fim da escravidão; lutas sociais, rurais e urbanas, lutas operárias, lutas feministas, lutas pela reforma agrária, movimentos populares estudantis, lutas dos povos indígenas pela preservação de seus territórios, Movimento da Consciência Negra.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE GEOGRAFIA
1. Geografia Geral (Américas, África, Ásia, Europa e Oceania). Geografia Física dos Continentes; Geologia, Clima, Relevo, Vegetação, Hidrografia, Solos, Aspectos Econômicos; Modo de Produção; Sistema financeiro; Globalização Econômica (Formação de Blocos Ec.); Endividamento Interno e Externo; Distribuição de Renda, PIB e PNB; Industrialização. Aspectos Sociais e Políticos. Sistema de governo; População (Crescimento Vegetativo, Emigração, Imigração e Xenofobia); IDH; Urbanização; Meio Ambiente; Transportes; Turismo; Informática e Robótica. 2. Geografia do Brasil - Geografia Física dos Continentes. Geologia; Clima, Relevo, Vegetação, Hidrografia, Solos. Aspectos Econômicos; Modo de Produção; Sistema financeiro; Globalização Econômica (Formação de Blocos Ec.); Endividamento Interno e Externo; Distribuição de Renda, PIB e PNB; Industrialização. Aspectos Sociais e Políticos. Sistema de governo;
População (Crescimento Vegetativo, Emigração, Imigração e Xenofobia); IDH; Urbanização; Meio Ambiente; Transportes e Turismo; Informática Robótica. 3. Meio Ambiente - Efeito estufa; El Nino; Buraco na Camada de Ozônio e Chuva Ácida; Ecossistemas e Biotecnologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE PROFESSOR DE INGLÊS
1. Compreensão de textos: textos de diversos tipos, de padrão contemporâneo, e provenientes de diversas fontes e níveis de dificuldade. 2. Prefixes and Sufixes. 3. Passive voice. 4. Reported Speech. 5. Comparatives / Superlatives. 6. Verb Tenses. 7. Relative Pronouns. 8. Modal Auxiliary Verbs. 9. Personal Pronouns. 10. Possessive Adjectives and Pronouns. 11. Definite and Indefinite Pronouns. 12. Conditional Sentences. 13. False Friends. 14. Quantifiers: much/ many; very/very much; so/so much/ so many; too/too much/ too many; enough. 15. Prepositions. 16. Discourse Markers. 17. Special Difficulties: raise/rise; lay/lie; rob/steal; spend/waste; used to/to be used to; would rather/ had better; borrow/lend; lose/miss; remember/ remind; say/tell. 18. Noun phrases, Verb phrases, Phrasal Verbs, Prepositional Phrases, Adjective Phrases, Noun clauses, Adjective clauses, Adverbial clauses.


ANEXO III
FICHA DE INSCRIÇÃO
ESTADO DE PERNAMBUCO
MUNICÍPIO DE CASINHAS-PE
INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 002/2013

Número da Inscrição:
Cargo:
Nome do(a) Candidato(a):
Identidade:
Data de Nascimento:                                                                                Sexo: M( ) F ( )
CPF:
Título Eleitoral:                                                                               Estado Civil:
Endereço:
Bairro:
Município:                                         Estado:                                  Fone:
Declaro que aceito todas as exigências especificadas no Edital de abertura deste Processo Seletivo Simplificado, responsabilizando-me pelas informações aqui prestadas.

Local e Data:
Assinatura do Candidato:


Via Município

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



ESTADO DE PERNAMBUCO
MUNICÍPIO DE CASINHAS-PE
INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 001/2013

Número da Inscrição:
Cargo:
Nome do(a) Candidato(a):
Obrigatório a apresentação deste, juntamente com a carteira de identidade no local da prova.
Levar caneta (Preta ou Azul) e chegar com pelo menos meia hora de antecedência.
Local e Data:
Assinatura do Responsável pelo recebimento:

Via Candidato.



Anexo IV
                                               REQUERIMETO PARA RECURSOS
NOME__________________________________________________________________

Nº DE INSCRIÇÃO________________________________________________________

CARGO PLEITEADO______________________________________________________

DATA__________________________________________________________________

JUSTIFICATIVA__________________________________________________________


_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________



_________________________________
NOME DO CANDIDATO









COMPROVANTE DE PROTOCOLO DE RECURSO
NOME DO CANDIDATO:
N° DE INSCRIÇÃO:
CARGO PLEITEADO:
N° DE PROTOCOLO:
DATA        /        /
HORA:                                               NOME DO RESPONSÁVEL PELO RECEBIMENTO




PORTARIA Nº                     /2013

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CASINHAS, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais;
CONSIDERANDO a necessidade da Realização de uma Seleção Simplificada para contratação de pessoal por excepcional interesse público até que seja realizado Concurso Público, no âmbito municipal;
CONSIDERANDO que não existem Candidatos remanescentes de Concurso Público para os cargos da seleção;
CONSIDERANDO a necessidade da formação de uma Comissão de Avaliação para elaboração das provas e acompanhamento do processo seletivo.

            RESOLVE:

            DESIGNAR os seguintes servidores abaixo relacionados para comporem a Comissão de organização e avaliação do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2013.
            JOSE LUIZ FERNANDES SOARES
            MAGDA ROBERTA DE FREITAS DA SILVA SOUSA
            ROSSIVALDO ARAÚJO PAULO NUNES
           
            Publique-se, registre-se e cumpra-se.

            GABINETE DA PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CASINHAS, em 17 de junho de 2013.


Maria Rosineide Araújo Barbosa

Prefeita
←  Anterior Proxima  → Inicio

Seguidores

Total de visualizações