Internet gratuita em Casinhas: monitoramento teve início esta semana e contemplará 17 pontos de acesso no centro da cidade



Casinhas, no Agreste Setentrional, foi uma das três únicas cidades do Estado de Pernambuco contempladas, no ano passado, para o piloto do Projeto Cidades Digitais, do Governo Federal. Além deste município, apenas Correntes (Agreste) e Bodocó (Sertão) também serão inicialmente beneficiadas.

Na última segunda-feira (10), técnicos da empresa responsável pela instalação do projeto deram início ao monitoramento, que deverá beneficiar o centro da cidade de Casinhas com 17 pontos de acesso de internet banda larga gratuita – sendo que quinze serão destinados aos serviços públicos oferecidos pelo município e os outros dois ao público em geral.

"Iniciamos o processo de monitoramento para, em seguida, instalarmos o anel de fibra ótica, que é, aliás, uma das contrapartidas da Prefeitura de Casinhas junto conosco no projeto. Nossa parceria com a prefeitura também garantirá a instalação do link, da escritura e da parte de consultoria para as equipes de treinamento que irão fazer as operações da rede", informou para o blog o coordenador do projeto, Marcos Lago, o "Marquito".

A empresa integradora regional contratada terá a responsabilidade de entregar pronto o anel de fibra ótico já instalado na cidade, além de treinar funcionários e dar garantia de três anos para os equipamentos adquiridos. Após três anos, a manutenção ficará a cargo da prefeitura.

Confira, abaixo, a lista com os 17 pontos de acessos que serão instalados na cidade de Casinhas:

1 – Prefeitura Municipal de Casinhas (Central)
2 – Secretaria Municipal de Educação 
3 – Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) 
4 – Secretaria Municipal de Agricultura 
5 – Casa das Juventudes 
6 – Biblioteca Pública Municipal 
7 – Unidade Mista Cecília Leal de Miranda (UMCLM) 
8 – Ponto de Acesso Público I (PAP/Anexo à UMCLM) 
9 – Secretaria Municipal de Saúde 
10 – Mãe Coruja 
11 – Conselho Tutelar 
12 – Cartório 
13 – Polícia Militar 
14 – Câmara Municipal de Vereadores 
15 – Ponto de Acesso Público II (PAP/Anexo à Igreja de Nossa Senhora das Dores) 
16 – Centro da Criança e Adolescente (CCA)
17 – Unidade de Saúde da Família (USF-Centro)


Cidades Digitais – Entre os objetivos do projeto Cidades Digitais, além de diminuir as diferenças de inclusão digital no país, está a melhoria da gestão pública dos municípios, como possibilitar a marcação de consultas nas unidades públicas de saúde e promover o pagamento do IPTU via internet, de acordo com informação do Ministério do Planejamento.


Ao todo, foram selecionadas 80 cidades do país, a partir de uma lista de 192 municípios inscritos [Clique aqui para acessar o site do Ministérios das Comunicações e conferir a lista completa dos municípios contemplados]. Os critérios foram: municípios de até 50 mil habitantes, localizados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste e distantes até 50 quilômetros das redes centrais de internet (backbones), disposição das prefeituras em oferecer equipes para treinamento nas operações da rede e cidades com menor índice de desenvolvimento.

Fonte: PMC
←  Anterior Proxima  → Inicio

Seguidores

Total de visualizações