22 de agosto de 2014

Veja como foi o orçamento participativo em Casinhas

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, anunciou novidades durante o evento (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Da redação
charlesnasci@yahoo.com.br

Moradores de Casinhas e das comunidades localizadas em seu entorno, a exemplo dos sítios Boi, Barros, Umari e Belo Monte participaram nesta quarta-feira (20) de uma nova plenária do Orçamento Participativo 2014. Trata-se da segunda solenidade aberta realizada pela Prefeitura de Casinhas com o intuito de escolher, junto com o povo, as prioridades para o orçamento municipal de 2015.

A prefeita de Casinhas, Rosineide Barbosa, acompanhou a reunião ao lado dos seus secretários e vereadores, e destacou a importância da participação da população para que o programa possa realmente ter resultados. "É necessário que a população esteja presente, nos mostrando onde quer gastar o dinheiro que é de vocês, e assim nós podermos realizar os sonhos do nosso povo. Estou muito feliz em estar aqui hoje olhando nos olhos de vocês, sem medo, ouvindo o que cada um tem a reivindicar para o melhor da sua comunidade", disse a gestora.

Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Durante a plenária, foram eleitas pela população três prioridades para serem incluídas no orçamento do próximo ano: a implantação de uma Casa de Apoio no centro da cidade para os pacientes e acompanhantes que se deslocam para hospitais no Recife; a implantação de uma rede de esgoto na cidade; e a construção de um Centro Administrativo, unificando os trabalhos das secretarias municipais em um único local.

Clique e leia também:
Vila Nova, Rua Sete, Bengalas e São Domingos definem prioridades e escolhem seus representantes na primeira plenária do Orçamento Participativo 

A prefeita, no entanto, voltou a quebrar o protocolo, anunciando que a Casa de Apoio à Saúde reivindicada não precisará ser incluída no Orçamento de 2015, uma vez que ela se comprometeu em inaugurá-la já na próxima semana. "Quero dizer a todos vocês que a partir da próxima semana a Casa de Apoio estará em funcionamento. Será bem organizada, toda devidamente mobiliada, com TV, enfim, e uma pessoa responsável tomando conta", garantiu. "Com relação ao esgotamento sanitário da cidade, nós vamos em busca dos recursos necessários, junto aos governos do Estado e Federal, não apenas para fazermos 100% da rede de esgoto da cidade, como também uma estação de tratamento semelhante àquela que está sendo construída no Diogo, em Surubim", acrescentou.

"Outra novidade que tenho para dar a vocês diz respeito à área da saúde, com a aquisição que fizemos de um Eletrocardiograma para a Unidade Mista e, em breve, estaremos efetuando a compra ou a contratação de um profissional para oferecer o serviço de Ultrassonografia naquele hospital. E nesta quinta, também estaremos recebendo uma nova fábrica para o município. Nós já havíamos conquistado uma fábrica de confecções lá de São Paulo. E tudo isso em apenas 1 ano e meio de administração", comemorou, sendo bastante aplaudida.

Foto: Mário Andrade/Divulgação
Ao final do evento, foram exibidas peças publicitárias apresentando as principais ações realizadas em 1 ano e meio pela atual gestão (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Participaram do evento as secretárias Laura Sousa (Educação), Patrícia Negromonte (Saúde) e Núbia Ramos (Assistência Social), o secretário Rossivaldo Araújo (Administração), e os vereadores Gilberto do Posto, Fátima do Sindicato, Inácio do Toyota, Lázaro do Toyota e Maria Pires, além dos ex-vereadores Everaldo Barbosa, Florisvaldo Barbosa e Sandoval Leal. Ao final do evento, por meio de uma votação popular, foram eleitos os dois delegados (Francisca Maria da Silva e Josefa de Fátima Ferreira) que ficarão responsáveis por fazer a comunicação entre a comunidade e o governo municipal.
A prefeita Rosineide Barbosa e a secretária de Educação, Laura Sousa, com as delegadas do OP eleitas na plenária, Francisca Maria e Fátima Ferreira (Foto: Mário Andrade/Divulgação)

Fonte: +Casinhas
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial