2 de junho de 2017

ÁGUA: Testes na adutora Siriji/Pedra Fina devem começar neste final de semana

                             
Conforme previa o cronograma inicial da obra, os testes da adutora que vai interligar os sistemas de abastecimento de água das barragens de Siriji, em Vicência, e Pedra Fina, em Bom Jardim, devem começar no próximo sábado, dia 3 de junho. A informação é da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que elaborou o projeto e acompanha a execução dos serviços. A tubulação em aço com 500 mm de diâmetro e extensão de 37 Km interligando os dois mananciais, já foi concluída. Trabalhadores estão instalando os últimos equipamentos e realizando ajustes finais na estação de bombeamento de Siriji para que os testes sejam iniciados, segundo a companhia.

O investimento na obra é de R$ 34 milhões em recursos do Ministério da Integração Nacional. A integração das barragens deve beneficiar além das quatro cidades atendidas por Pedra Fina, pelo menos outros quatro municípios da região: Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério. O empreendimento vai permitir levar uma vazão de 150 litros de água por segundo da Barragem do Siriji para Palmeirinha.

A Compesa tem outorga para explorar o dobro dessa vazão, sem causar prejuízo ao manancial ou à população atendida pelo Sistema Siriji, que começou a operar em 2014 e atende os municípios de Vicência, Buenos Aires, Itaquitinga, Aliança, Condado, Machados, Macaparana e São Vicente Férrer, com uma vazão de 150 litros de água por segundo. O reservatório tem capacidade total de 17 milhões de metros cúbicos e com a as últimas chuvas caídas na região está com 95% do volume máximo, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).


Fonte: Correio o Agreste
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial